segunda-feira, 16 de março de 2015

A VELOCIDADE DA LUZ, Javier Cercas

Se tem uma coisa que prezo muito é o fato de ser surpreendida com determinada leitura. Por isso, reluto em ler sinopses e orelhas – que, aliás, dizem mais do que uma boca!
{editores, manerem o spoiler!}
Com A Velocidade da luz a experiência foi muito legal devido ao total desconhecimento do autor e da temática do livro. Cheguei a ele por meio das abalizadas opiniões das vlogueiras TatiFeltrin e Isa Vichi, que enalteciam o premiado escritor catalão Javier Cercas.

Cercas é um dos escritores mais influentes da Europa, cujo estilo mistura história, ficção, memórias e toques de metaliteratura!

O enredo gira em torno de um professor de espanhol que queria ser escritor, e que após travar amizade com outro professor da Universidade (veterano da Guerra do Vietnã), acaba ´usando` as memórias desse amigo para escrever um romance.



A velocidade da luz enfrenta detalhes das trincheiras, de como soldados americanos foram e voltaram de batalhas horrendas, sem entender direito os motivos da guerra..
Fala na perturbação psicológica dos sobreviventes e o peso emocional que carregam pra vida toda por terem matado inocentes...

Considerando que o protagonista se apropria, bem dizer, de memórias do amigo Rodney Falk, o livro também aborda os limites morais e éticos da ficção, crítica literária e o conceito de sucesso.
É bom dizer que Javier Cercas escreve pra leitores que apreciam uma prosa fluida, ágil (veloz) e descritiva!
[Li num artigo na internet, que ´ele escreve para "leitores mais intelectualizados"...`, no entanto achei um pouco arrogante essa opinião].
Cadum, cadum! ;)

No mais, eu gostei muuuuito da prosa do Javier Cercas, que prende a gente a cada página! É ótimo mesmo!!
Vou procurar outras obras dele!!

Um beijo bom,
Camilla.

2 comentários:

Gugu Keller disse...

Só os livros nos livram.
GK

Isa Vichi disse...

Legal que gostou, Camila! Já recomendo Soldados de Salamina! :) E esse negócio de livros para intelectualizados é uó... detesto esse tipo de classificação! Beijinho pra vc! Isa - LidoLendo.

Ocorreu um erro neste gadget