segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

BALANÇO LITERÁRIO 2014: 41 livros


2014 fechou com saldo positivo!! 
Essa pilha de livros ao lado indica meu ímpeto literário, mas muito mais que quantidade, suponho ter lido títulos de comprovada qualidade!!



Foram 41 companhias de papel em 2014!
(se clicar no link abre a resenha!) 


- Adam e Evelyn, Ingo Schulze
- O mágico de Oz, L. Frank Baum
- Formas de voltar para casa, Alejandro Zambra
- Como funciona a ficção, James Wood
- A letra escarlate, Nathaniel Hawthorne
- Jesus Cristo bebia cerveja, Afonso Cruz
- Dona Flor e seus dois maridos, Jorge Amado
- Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas, José Saramago
- O poderoso chefão, Mario Puzo
- Filomena Firmeza, Patrick Modiano
- Dias perfeitos, Raphael Montes

Como disse no post do balanço literário do ano passado, segui um ritmo gostoso de leituras mensais, mas é claro que sempre achamos que podemos fazer melhor. 
Percebi que li apenas uma escritora mulher (vou tentar rever isso em 2015). 
Também senti que empaquei nuns livros além do tempo razoável, porque estava chato ou entediante.. tudo porque sou teimosa e reluto em abandonar uma companhia de papel. :P
Enfim, creio que nesse sentido eu deveria exercitar o desapego, ou seja, não ficar com consciência pesada acaso abandone uma leitura no meio do caminho... 

LER é algo prazeroso, e se soar como obrigação perde todo o sentido né?
*
Como de praxe, entrego alguns troféus do ano!! 

Troféu ''MELHOR do ano'': O FILHO DE MIL HOMENS, do meu ídolo Valter Hugo Mãe.
mas posso fazer dobradinha e colocar ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, de Saramago (que honestamente, entrei 2015 ainda com cinco capítulos por terminar).

Troféu ''REVELAÇÃO do ano'': ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, clássico que REALMENTE merece nossa atenção!!

Troféu ''PIOR ou NEM TÃO LEGAL do ano'': TRAVESSIA DE VERÃO, do Truman Capote, deixou a desejar (pra mim). Inclusive o próprio Capote não quis publicar em vida..


Troféu ''PERDI TEMPO do ano'': é uma categoria "dureza" de ser premiada, mas ADAM E EVELYN foi uma escolha nossa (do clube de leitura) na temática ´país que vencer a Copa`, por isso um livro de autor alemão.. A leitura se arrastou demais, por conta da quantidade de diálogos (diga-se, chatos! hehe). 
*
Encerro 2014 com um agradecimento especial a você que acessa o companhia de papel e me incentiva com feedbacks e compartilhamentos no Facebook! Demais resenhas vou subindo na sequência! 

Estamos com mais de 63 mil visualizações do blog e 700 likes na fanpage!!
Valeeeeu!

FELIZ 2015 para você, leitor querido! <3
Um beijo bom,
Camilla. 

2 comentários:

Débora disse...

Camilla! Hoje eu fui fazer o meu balanço e percebi que pratiquei demais o desapego literário - muitos livros pela metade (que feio!). Então a meta de 2015 é ler o que já está na minha estante, e passar pelo blog sempre é um incentivo para recomeçar. Um beijo e feliz ano novo! Débora.

Camilla Caetano disse...

Muito obrigada pela visitinha, Débora!
Me apraz receber comentário nesse post, até para conhecer os leitores que passam por aqui.
Sobre parar livros no meio: meu sofrimento declarado. Eu acho que preciso administrar esse sentimento de abandono para com os livros heheheh Me parece que o sinal de ´´não persistência`` vem como tsunami em forma de cobrança pessoal, mas fazer o que.. Temos que desapegar, sim!!
Há bilhões de títulos interessantes esperando por nós. hhhehehhe

Obrigada e volte sempre, pra contar das tuas leituras e (porque não) leituras abandonadas e seus motivos.. ;)

bJÃO! cami

Ocorreu um erro neste gadget