quinta-feira, 20 de março de 2014

Tráfico de influência #5

Atenção, cinéfilos e simpatizantes!
Na seção Tráfico de influência de hoje apresento um blog que reúne literatura e cinema - duas das coisas mais legais da vida!
Estou falando do blog VICE conVERSA, da minha amiga Bruna Cipriani Luzzi!

Já falei noutra oportunidade, no post da resenha de A casa dos espíritos da Isabel Allende, que a Bruna mandou email interessada em participar do clube de leitura que organizo aqui em Santa Maria. 

Assim foi e desde então nutrimos uma amizade fundada no amor por livros! A par disso, ela me ajudou e ajuda com as coisas visuais do companhia de papel sempre que preciso. Por ofício é publicitária, mas agora também blogueira.

O ViceConVersa contempla dois focos: o cinema e a literatura. Mas eles coexistem a cada postagem porque ela fala do LIVRO e da sua adaptação para o CINEMA, ou vice-versa. "Primeiro eu vi, depois eu li" ou "Primeiro eu li, depois eu vi".

O post inaugural foi em dezembro de 2013 com Carrie, A estranha e suas versões cinematográficas. Também já falou de O leitor, Água para elefantes, Na natureza selvagem... Observem que a escrita da Bruna é super descontraída, sem pretensão de ser crítica de cinema ou literatura. É um olhar sábio e sincero para essas duas artes que tanto nos encantam!

A escolha do tema para o blog é pertinente e atual em tempos de inúmeras adaptações literárias pro cinema. É bom ressaltar que fatia do mercado editorial que faz ´encomenda` de livros pra depois virarem roteiros de cinema! O que é de questionar... *Isso é arte, escritores??*

É quase UNÂNIME o fato de que O LIVRO É SEMPRE MELHOR QUE O FILME. Isso é lógico, pois o tempo da narrativa escrita é diferente do tempo da narrativa filmada para a telinha. Um capítulo inteiro pode significar 3 segundos na tela. Assim, amigos, o IDEAL mesmo seria cidadãos lerem o livro primeiro. Com certeza faria com que amantes de cinema se tornassem prioritariamente amantes de literatura! :D

Acessem viceconversa.blogspot.com.br . Boa leitura! Bom filme! E vice-versa!
  
Um beijo bom,
Camilla.

8 comentários:

rosangelaneres.com disse...

Oi, Camila! Que blog bonito o seu! Obrigada pela visita no (des)cortinada palavra. Novos amigos são sempre muito bem vindos.

Voltarei para conhecer mais de seu blog e experiências.

Bjo e ótimo sábado :)

De Letra disse...

Ôpa, legal!

Parabéns pra Bruna pela iniciativa!

Vou dar uma conferida lá...

A propósito, por coincidência o penúltimo post lá do meu blog, o "De letra" (www.deletradj.blogspot.com.br), foi também sobre um livro e um filme baseado nele (e, neste caso, na minha opinião, o filme é melhor que o livro): "O coração das trevas" (o livro) e "Apocalypse Now" (o filme).

Abraços!

Diego

Bruna Cipriani Luzzi disse...

Guria, que lindoooo! :D Obrigada mesmo

Sem o teu incentivo, nem teria feito o blog!

bjaoo

osilenciodasestantes disse...

Muito bom o blog da Bruna, já conhecia! Sucesso a ela!
Beijos

Camilla Caetano disse...

Olá, querida! Eu que agradeço a visita! Voltei sempre. Bjoss

Camilla Caetano disse...

Aeeee, Diego!!
Há casos do filme ser melhor que o livro.. hehehe raros casos!

Bjao, Cami

Camilla Caetano disse...

MERECE!!

Bjão, Cami

comprar seguidores instagram disse...

mto bom o blog

Ocorreu um erro neste gadget