segunda-feira, 1 de abril de 2013

Do hábito da leitura

Não raro me perguntam como?/quando? leio literatura se tenho uma rotina apertada de trabalho e estudo. Então me questionei se o fator diferencial é a organização do tempo ou a dose de interesse que se deposita numa ou noutra atividade.
Então concluí – mais uma vez – que ´tempo é questão de prioridade` e as pessoas pensantes ou que se dispõem a pensar gostam genuinamente de ter zilhões de tarefas para, uma vez assoberbadas, conseguir AGIR. :)  Oração, higiene, alimentação e esporte, por exemplo, também estão no rol das atividades diárias obrigatórias e duvido alguém se esquecer de, após a refeição, escovar os dentes. É tipo automatizar o que faz bem.  
Quero dizer com isso que, antes de se tornar um prazer integral, a leitura é hábito! E hábito, meus amigos, é um jeito constante de se comportar; é a repetição de algo aprendido que fazemos sem pensar como deve executá-lo. É claro que não repetimos apenas aquilo que ´´amamos`` fazer, por isso convoco os não leitores contumazes – obrigada pelo interesse despedido (ao chegar até este terceiro parágrafo) – pra escolher um livro de um tema qualquer e desafiar a si mesmo.. ´´impondo um hábito novo``.
Meu comprometimento com o trabalho e as leituras técnicas é bem mais sério que o dirigido a uma leitura literária, obviamente, mas ouso afirmar que a vida real funciona melhor se aliada – por que não, diariamente? – a uns capítulos de ficção, tensão, diversão...  Aí entram o interesse e a organização do tempo: se me faz bem, arrumo tempo.
Posso reunir experiências de personagens e recriar realidades toda vez que aprecio uma obra, ou aquietar a mente e absorver emoções. <3
Neste sentido, o ato de ler é mais pró-ativo que assistir televisão. Pela TV recebemos coisas prontas e gerais, pela leitura construímos coisas especiais e únicas. (O ideal seria aliar essas duas formas de cultura, para quem tem Net/Sky - que não é o meu caso). hehheh
Como você experimenta a leitura? Tens o hábito? Falta motivação ou impulso? Já pensou em participar de um Clube de Leitura?
O Clube de Leitura Companhia de Papel está em plena atividade aqui em Santa Maria e é muito simples participar! Manda um e-mail pra clubedeleituraciadepapel@gmail.com, que eu te conto como funciona!!
Um beijo bom, Camilla.


UPDATE! Super pertinente eu citar aqui o post da Taize Odelli, do site rizzenhas.com, que coincidemente acessei hoje de noite. Prestenção nesse trecho:
"Ler não é uma necessidade vital para todos. Para mim é, leitura é minha vida, é o que mais amo fazer, mas sei que isso não deve ser imposto a todos. E não sou melhor do que aqueles que preferem um filme, a música, o teatro ou as novelas como forma de entretenimento. E, sinceramente, não ser leitor não é nenhum defeito – claro, a não ser aquele ignorante que tem orgulho de não ler sem nem ao menos ter experimentado da fruta. Leitura não é garantia de caráter, existe tanto leitor ignorante e escroto quanto não leitores. Os não leitores encontram aquilo que tiramos da leitura em outros meios, e a qualidade disso não é melhor ou pior, é só saber como e o que tirar de cada fonte de conhecimento, entretenimento e reflexão." 


Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget