quinta-feira, 14 de março de 2013

A MELHOR HISTÓRIA ESTÁ POR VIR, Maria Dueñas


Nada a ver a tradução desse título. 
É vago, não provocativo e nem poderia chamar de ´nome do livro`. Nome, de acordo com a semiótica, é um signo cujo significante é a imagem sonora da palavra falada (ou a representação gráfica da palavra escrita) e o significado é o conceito do objeto ao qual esta palavra remete (meu sonho é entender disso, mas a wiki me salva!). No caso, esse ´signo` não colou nem com o conteúdo nem como o título original que é Misión Olvido. Sequer pesquisei quem manda nas traduções (devem ser os editores), mas acredito que o título autêntico na sua língua materna ficaria mais legal! Falou-se nisso aqui.
 
Sigam-me os bons... Por que escolhi essa leitura? Porque sou fã da Maria Dueñas desde que li O tempo entre costuras. <3 <3 
Um faceiro atendente de livraria indicou o lançamento ´´A melhor história está por vir`` e ao ver a autora,  comprei sem pestanejar! AMO o texto da Maria Dueñas, doutora em filologia inglesa, cuja narrativa me conquistou em 2011 com a história da inesquecível personagem Sira Quiroga (saudade!!). E agora em 2013 me encanta com a história da Blanca Perea - espanhola, determinada e forte como Sira. ;) Leia as primeiras vinte ou trinta páginas e entenderá o que digo. Empatia não se discute! heheh
 
Blanca deixa Madri, se joga numa oportunidade de trabalho na Califórnia e encara a tarefa para canalizar a raiva e  energia despendida com a traição que lhe roubou a paz. Como uma ´´visitante investigadora´´ da universidade californiana de Santa Cecília, ela chefia uma pesquisa no legado do professor André Fontana, que lecionava literatura espanhola na mesma universidade.
Tudo ocorre com interesses comuns e outros nem tanto e ao longo da pesquisa Blanca enfrenta papéis, poeira e ´fantasmas` que contornam seu (inicialmente) despretensioso trabalho de catalogação documental. :)

EU ADOREI E INDICO esse livro porque tem um ritmo cadenciado, com descrição fiel dos ambientes e personagens bem construídos e cativantes! (li em 3 dias - um dos meus recordes!). Cada capítulo é diversificado temporal e espacialmente, e a despeito de ser denso não é um texto cansativo. :) 
Entrementes, ´´a gente viaja`` nas missões franciscanas na Califórnia (quando era colônia) onde, em nome da fé em Deus e lealdade ao rei da Espanha, por quase cinco décadas, foram fundadas 21 construções: El Camino Real. #Daí os nomes das cidades do leste americano terem nomes de santos! Misión Olvido também nos encanta com a Espanha do fim dos anos cinquenta. Uma característica interessante que a escritora faz é inserir e mesclar a ficção em fatos históricos reais, como o regime de Franco, as bases aéreas e navais norteamericanas instaladas na Espanha...
 

Nesse segundo romance, Maria Dueñas segue o estilo do primeiro, dando ênfase à figura feminina e suas batalhas pessoais de superação e volta por cima. Não quero dar a entender que é um livro ´´mulherzinha``, até porque há todo um viés explorador, investigativo, e a Blanca não é de suspirar por amor, por assim dizer.  

Agora em fevereiro, para divulgar a obra lá no México, Dueñas referiu que seu livro é apto para todo público, porque não requer conhecimentos prévios de nada:

´´Como mi primera publicación, la puede leer un joven estudiante lo mismo que sus padres, un profesionista y un obrero, así como hombres y mujeres por igual´´.
Um beijo bom,
Camilla.

2 comentários:

  1. Camilla,
    Adorei o seu blog!!! Também sou uma apaixonada pelo texto de María Dueñas. "O Tempo entre leituras" conquistou um lugar de destaque entre os melhores livros que já tive o prazer de conhecer e de ler. Gostei muito de "A melhor história está por vir" e concordo que o título em português deixa a desejar (se não é o nome da autora... rs!). E que venha o próximo título dela, pois já estou com saudades. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fran!! Obrigada pela visita e comentário!!
      Literatura espanhola tem muito a oferecer, a começar pelo MARAVILHOS Miguel de Cervantes!!!! ;)

      Bjãoo e aguardemos o prox título da Maria Dueñas mesmo!!
      cami

      Excluir

Facebook share